quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Carnabonde resgata antigos carnavais.


A praça Mauá (centro histórico) se transformará neste sábado dia 14 de fevereiro às 15 horas , em grande salão de baile a céu aberto , com mais uma edição do "carnabonde".

O evento organizado pela prefeitura , proporciona ao público a oportunidade de relembrar os antigos carnavais . Desta vez , será homenageado o saudoso bloco "Favoritas do Sultão".

O bloco surgiu na década de 50 , no Campo Grande , e ficou parado por alguns anos . Então , na década seguinte , nova diretoria assumiu o comando do "Favoritas do Sultão", presidida por Mário Simões Lopes (o Mário Gordo) e o diretor geral Rivadavia da Veiga Atallah (mais conhecido como Riva `s cabeleireiro).

Premiado durante vários carnavais , o bloco reunia cerca de 500 componentes e era convidado a desfilar não só em Santos , como em São Vicente , Guarujá e Praia Grande .

De acordo com Riva `s, hoje com 68 anos , muitas personalidades fizeram parte do "Favoritas".

Em relação à disputa com outros blocos da época , Mário Gordo , com 74 anos , afirma que a rivalidade era saudável. "Disputa existia , mas tinhamos amizade com outras agremiações".

Depois de carnavais memoráveis , com os temas "Mil e uma noites", "Sítio Pica Pau amarelo" e "Moulin Rouge" , o "Favoritas do Sultão" se transformou em escola de samba no final da década de 70, seguindo até 1981 , quando foi extinto.


Camiseta


As camisetas do "carnabonde" podem ser trocadas por por três pacotes de 400 gramas de achocolatado até sexta feira dia 13 de fevereiro, das 9h às 17 horas , em três locais :

Fundo social de solidariedade (Av Conselheiro Nébias , 388 - Encruzilhada), Secretaria de Turismo (Largo Marques de Monte Alegre s/n - Valongo)

e Praça Paulo Corrêa da Costa (antiga ilha de conveniência , no Boqueirão).
Fonte: Diário Oficial de Santos.

Nenhum comentário: