quinta-feira, 30 de abril de 2009

Faleceu Dom David Picão - Bispo emérito de Santos.

Dom David Picão, bispo emérito de Santos, faleceu nesta quinta-feira, 30 de abril, às 8h30, em Santos.
A missa de corpo presente será amanhã dia 01/05 às 16h, na Catedral Diocesana de Santos, e será presidida por Dom Odilo Scherer, cardeal metropolito da Arquidiocese de São Paulo. Em seguida, será feito o sepultamento na cripta da Catedral.

Biografia:

Nasceu em Ribeirão Preto (SP) em 18 de agosto de 1923, filho de Joaquim Ramos Picão e Maria da Piedade Picão. Estudou nos Seminários de Campinas e Central do Ipiranga. Em 1947, em Roma, terminou Teologia e estudou Direito Canônico na Universidade Gregoriana. Recebeu a Ordenação Sacerdotal na "Chiesa del Gesú", em Roma, em 10 de outubro de 1948. Na Arquidiocese de Ribeirão Preto, para onde retornou em 1950, exerceu os cargos de Professor e Diretor Espiritual do Seminário Diocesano "Maria Imaculada", Chanceler do Arcebispado e Procurador da Mitra Arquidiocesana e Assistente Eclesiástico de vários Movimentos.
Em 14 de maio de 1960, foi nomeado Bispo da nova Diocese de São João da Boa Vista (SP), sendo sagrado em 31 de julho de 1960 na Catedral de Ribeirão Preto, pela manhã. À tarde, tomou posse na nova Diocese. Em 11 de maio de 1963 foi transferido para Santos como Bispo Coadjutor, com direito à sucessão, tomando posse em 22 de junho do mesmo ano. Tendo Dom Idílio José Soares renunciado à Diocese, Dom David assumiu na qualidade de 4º Bispo Diocesano de Santos, em 13 de dezembro de 1966 exercendo seu ministério até 26 de julho de 2000.
Estudos: Filosofia, Teologia e Direito Canônico (Licenciatura).
Ministérios: Promotor Nacional do "Apostolado do Mar"; Presidente da Comissão Episcopal Regional Sul 1; Membro do Setor de Comunicação Social e Educação - CEP; Membro da Comissão de Educação do CELAM-Conselho Episcopal Latino Americano.

Nenhum comentário: