sábado, 6 de junho de 2009

Centenário da Igreja Catedral de Santos


A Igreja Catedral de Santos completa neste mês de junho de 2009 , 100 anos do lançamento da pedra fundamental.

Veja Programação:


10, 11 e 12/6 – 19h – Missa e tríduo preparatório.Tema: Igreja, povo de Deus.



14/6 – 10h – Missa campal presidida por Dom Jacyr Francisco Braido. Em seguida, inauguração de placa comemorativa ao centenário na Praça José Bonifácio, em frente à Catedral. Logo após, os parabéns e corte do bolo de 100 metros. Neste dia, a missa será celebrada às 10h e não às 9h, como habitual.

24/6 – Sessão solene comemorativa na Câmara Municipal de Santos.

17/8 – Sessão Solene comemorativa na Assembléia Legislativa de São Paulo.

História da Catedral:

A Catedral de Santos, na Praça Patriarca José Bonifácio, é a sede da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário Aparecida, a mais antiga da Cidade. Em 1907, a Matriz Velha foi fechada e interditada, pois estava em ruínas, e em seu lugar surgiu a Praça da República.
Em 24 de junho de 1909, deu-se a bênção da pedra fundamental da Matriz Nova, inaugurada em 1924, provisoriamente. Em 1925 a Matriz recebeu o título de Catedral, com a instalação da Diocese de Santos, pelo Papa Pio XI; e em 1967 a Comissão de Obras da Catedral deu por encerradas as obras do templo. Entretanto, só em 1969 foi terminada a cripta.
A Igreja é construída em estilo gótico misto, com ogivas e torreões, segundo projeto do engenheiro Marx Hell, o mesmo que idealizou a Catedral de São Paulo. Na fachada, sobre o ádrio de entrada, estão duas imagens em granito natural, representando São Pedro e
São Paulo, e mais acima, ladeando os quatro ângulos da torre, estão as figuras dos profetas Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel, tendo ao lado os quatro evangelistas.
O interior da igreja possui três naves para o povo e duas capelas laterais: a capela de Fátima, com uma imagem que veio de Portugal, e a capela do Santíssimo Sacramento, que possui três afrescos de Calixto, representando Noé, o sumo-sacerdote Melquisedec e uma cena de Cristo e os discípulos de Emaus. Completa o conjunto uma antiga lâmpada do Santíssimo, de prata lavrada.
O altar-mor é a peça mais recente, já pós-conciliar, em estilo simples. A torre (agulha gótica) abriga um carrilhão de sete sinos, e a cúpula não pertence ao estilo gótico (é renascentista). Feita em cobre, foi doada por Cândido Gaffrée, em 1917. Na sacristia estão as imagens de Cristo Ressuscitado e Nossa Senhora das Dores, que costumavam sair nas antigas procissões da madrugada.
Na cripta, encontram-se os túmulos dos bispos e sacerdotes de Santos, e o ossuário, com dois mil lóculos, onde há um altar para celebração da missa e para orações.

A Catedral Nossa Senhora do Rosário Aparecida, também chamada de Igreja Matriz por abrigar a sede da Diocese de Santos, está localizada na Praça José Bonifácio e começou a ser construída em 1915. Edificada em pedra e tijolo, constitui um exemplar significativo da arquitetura gótica.
Embora não estivesse totalmente pronta, a Matriz foi inaugurada a 4 de outubro de 1924, recebendo o título de Igreja Catedral em 12 de abril do ano seguinte, dez dias depois da inauguração da Capela do Santíssimo Sacramento.
Registraram-se inúmeras campanhas de donativos durante as décadas em que aconteceram as obras de construção do templo, que foi concluído oficialmente a 2 de março de 1967.
No mesmo dia em que os sete sinos foram colocados e benzidos, as imagens de São Pedro e São Paulo que estão na fachada externa também receberam a bênção. Em agosto de 1967, terminaram a nau de frente à sacristia e o altar de São José e, desde então, a Catedral de Santos consolidou-se como o palco das mais importantes comemorações da religião católica

3 comentários:

lourdes@comunicativa.com.br disse...

Boa tarde.
Não é comnentario.Gostaria de saber se há possibilidade de ser encontrado o documento de primeira comunhão, de um adulto, Fabio de Freitas Rosa, entre setembro/outubro de 1971/73 concebida nesta catedral pelo padre, parece José, que na ocasião lecionava da Faculdade de Historia, de Santos.
Este rapaz, meu filho, não quis fazer a primeira comunhão quando tinha a idade correta.Não forcei, pois apesar de ser católica apóstolica romana, achei que um dia ele me pediria para fazer.E assim aconteceu.Este padre foi meu professor na Faculdade e disse que daria a ele a primeira comunhão, mesmo sem fazer o curso, após uma longa conversa.
Hoje , também muito católico, quer o "atestado"deste encontro com Jesus.Haveria possibilidade dos srs. encontrarem, pois me parece que agora e tudo informatizado.
Espero merecer e Deus abençoe a todos.
Sei que aí tem a imagem de santa Bakita.Sempre que eu posso( raramente) vou visitá-la.
Maria de Lourdes de Freitas Rosa
CPF 512 47224872
tel;11 36668586
96575416
Amem.

LUIZ - FOLCLORE PORTUGUÊS disse...

Olá Lourdes,
Eu acho que vc consegue sim!!!
Para isso tens que ir até a igreja Catedral e pedir a certidão.
Procure a secretaria da igreja ok?
Um abraço

Anônimo disse...

aMO ESSA iGREJA! sINTO UMA PAZ TÃO GRANDE,SINTO PROTEÇÃO,CALMA,ME SINTO MUITO BEM DENTRO DA cATEDRAL. SINTO A PRESENÇA DE DEUS,QUANDO VISITO ESSA MARAVILHOSA CASA DE dEUS.Toda vez, que vou ao centro da cidade, não consigo de deixar de ir a Catedral.