quinta-feira, 23 de outubro de 2008

ROTEIRO RELIGIOSO É OPÇÃO NO CENTRO HISTÓRICO DE SANTOS.

Cultura , lazer e religião podem ser reunidos em um único passeio temático pelo centro histórico.

São visitas monitoradas , organizadas pela setur(secretaria de turismo), à Catedral , Ordem do Carmo , Rosário e Valongo , quando são destacadas a arquitetura e a história de cada igreja.

Na Catedral(Praça José Bonifácio s/n), por exemplo, os visitantes podem admirar detalhes traçados pelo engenheiro prussiano Maximiliano Hell.

Um dos destaques é a torre (agulha gótica), que abriga um carrilhão de sete sinos e a cúpula renascentista.

Já a igreja da Ordem primeira do Carmo (Praça Barão do Rio Branco , 16) exalta o estilo barroco.

Embora erguida 150 anos antes do templo da Ordem terceira, une - se a esta por meio da torre com campanário. Todo segundo domingo do mês , a Missa das 11h é acompanhada de canto gregoriano .
A igreja conta ainda com telas de Benedicto Calixto.
Localizada na Praça Rui Barbosa s/n a igreja do Rosário teve origem na capela onde se escondiam escravos foragidos. Por um beco , onde é hoje a rua Vasconcelos Tavares , eles fugiam para o quilombo do Jabaquara.
A igreja do Valongo (Largo Marquês de Monte Alegre s/n) é importante exemplar das contruções organizadas pelos Padres Franciscanos.

A entrada é formada por três arcos romanos , com frontão ondulado e guirlandas conferindo beleza ímpar á fachada , em estilo barroco do século 18.

À esquerda , fica a Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência , que conserva o Cristo Místico de Seis Asas , entre as obras de arte da capela.

Os guias são idosos do programa "Vovô sabe tudo", gerenciado pela Seas (secretaria de assistência social).Os passeios devem ser agendados pelo disk - tour(0800-173887),das 8h às 20h.


Igreja do Carmo.


Catedral.

Igreja do Rosário.

Igreja do Valongo.

Nenhum comentário: