quarta-feira, 5 de novembro de 2008

SANTOS CONQUISTA TÍTULO DE CIDADE EDUCADORA.


Santos celebrou no último dia 30 de outubro a conquista do título de "cidade educadora" , conferido pela AICE( associação internacional das cidades educadoras), com sede em Barcelona , e passa a integrar o seleto grupo de 400 municípios de 34 países , 16 dos quais brasileiros.

A cerimônia que oficializou o ingresso na rede mundial de municípios que priorizam a educação aconteceu na praça Mauá , com a presença de autoridades e centenas de crianças . Na ocasião , representante da prefeitura recebeu a carta enviada pela associação confirmando a filiação de Santos à rede , que foi comemorada com queima de fogos.

O reconhecimento internacional decorre das ações adotadas pela prefeitura nos últimos anos , quando instituiu projetos de inclusão e cidadania , integrando todas as áreas do governo , num trabalho de rede , com a criação do programa 'Santos criança". Dele fazem parte o "Escola total"- jornada ampliada , "nossa escola" , "Pra ver a banda tocar", "Vovô - nauta ", "Grêmios estudantis" e "Santos da gente" , entre outros.

Assim , são garantidos o acesso a atividades de cultura , lazer , esportes e inclusão digital , e ocupados os espaços das escolas , igrejas , sociedades de melhoramentos e praças com atividades educativas, inclusive aos finais de semana.

O ingresso de Santos na AICE foi autorizado pela lei n 2.553 , de 25 de junho de 2008 , publicada no "Diário Oficial de Santos!.


Atividades :

A concessão do título foi marcada por várias atividades artísticas e culturais ao longo do dia no centro histórico .

Pela mnhã , o projeto "Danças Poéticas' , realizado pelos alunos da escola Edméa Ladevig, entre 13 e 15 anos , encheu de sons e cores a casa de frontaria azulejada.

Houve também exposição de trabalhos dos alunos de rede municipal , visitas monitoradas nas igrejas do Valongo e do Carmo e passeio gratuito de bonde.

O ponto alto foi o cortejo pelo centro histórico com participação de mais de mil crianças e educadores , além de bandas escolares , que atraiam a atenção. Na Praça Mauá , se apresentaram grupos de tai-chi-chuan , kung fu , capoeira, ginástica rítimica e jazz.

A garotada dos núcleos do "Escola total"-jornada ampliada" mostrou no palco talento musical e dança .

Nas barracas montadas por diversas secretarias , as pessoas recebiam orientações sobre saúde , dengue , meio ambiente e primeiros socorros. Houve ainda oficina de confecção de bonecas africanas , gibiteca eo projeto "Vovô sabe tudo".

Fonte: "Diário Oficial de Santos"

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostei do blog.
Paulo
Portugal

LUIZ - FOLCLORE PORTUGUÊS disse...

Obrigado Paulo!!
Um abraço.