quarta-feira, 19 de novembro de 2008

19 DE NOVEMBRO DIA DA BANDEIRA.


A Bandeira do Brasil foi criada no dia 19 de novembro de 1889, por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos , com desenho de Décio Vilares.
Inspirada na Bandeira do Império , foi desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste Debret, com esfera azul-celeste e a divisa positivista Ordem e Progresso (escrita em verde escuro) no lugar da Coroa Imperial, por sugestão de Benjamim Constant a Raimundo. A expressão foi extraída da fórmula máxima do positivismo: "O amor por princípio , a ordem por base, o progresso por fim".
Dentro da esfera, está representado o céu do Rio de Janeiro , com a constelação do Cruzeiro do Sul , às 8h30 de 15 de novembro de 1889, dia da Proclamação da Repúplica.
As estrelas foram inspiradas nas que, realmente, brilhavam no céu do Brasil, na histórica madrugada daquela data: Espiga, Procium , Sirius , Canopus , Delta , Gama ,Epsilon , Seta , Alfa , Antares , Lambda, Mu , Teta e outras.
As florestas brasileiras são representadas pelo verde. O ouro é representado pelo amarelo. O azul simboliza o céu. As estrelas representam os Estados eo Distrito Federal de nossa Repúplica.
Fonte: expresso popular.
****************************
Hino à Bandeira.

Nenhum comentário: