segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Mais um bonde português começa a circular no Centro Histórico de Santos.

O segundo bonde português, doado ao município, começa a circular na Linha Turística do Centro Histórico, a partir desta terça-feira, quando será comemorado em Santos, pela primeira vez, o Dia do Bonde Turístico. A data foi instituída pela Lei Municipal 2.551, de 25 de julho de 2008, e lembra o dia em que o veículo voltou a rodar pela cidade, em 2000. Doado ao município pela Sociedade de Transportes Coletivos da Cidade do Porto - Portugal, o bonde, de prefixo 224, foi totalmente restaurado pela CET. As cores externas originais - branco e verde - e o revestimento interno, todo em madeira, foram preservados.

A programação relativa à data terá início às 12 horas, com apresentação da banda da Escola Municipal Maria de Lourdes Borges Bernal, na Praça Mauá. Às 12h30, será a vez do Rancho Folclórico Tricanas de Coimbra, que mostrará números de dança típicas portuguesas e de fado, a cargo dos 'Filhos da Tradição'. Participa ainda o grupo 'Tocata'. Às 13h, o novo bonde começa a rodar, seguindo até a Estação do Valongo, no Largo Marquês de Monte Alegre, onde a banda escolar toca mais uma vez.

Quatro veículos

A linha turística do bonde passa a contar agora com quatro veículos, além de um reboque. O primeiro - aberto do tipo 'camarão' - é de 1909. O segundo, fechado, é da década de 60, enquanto o terceiro é o outro bonde português amarelo, da década de 20. O reboque é de 1880, sendo instalado nos veículos quando a expectativa em relação ao número de passageiros é alta, geralmente em feriados, datas festivas e meses de férias escolares.

Um comentário:

udy magalhães disse...

Nossa, onde andam as pessoas que amam Santos que não postaram nenhum comentário?
Só quem nasceu aí e mora longe pode dar o valor a notícias como esta.
Parabéns ao autor do blog e a quem se preocupa em colocar notícias para que se mate a saudade.
Abraços