sexta-feira, 5 de setembro de 2008

SANTOS ANTIGAMENTE.

A igreja do Rosário em 1928.
Em cartão postal da época da Primeira Guerra Mundial, a Praça Rui Barbosa, tendo ao fundo o Monte Serrat e à esquerda o prédio dos Correios.

Esta foto é de 1929, mostrando a Praça Mauá (no trecho onde seria erguido o prédio da Prefeitura), e ao fundo as edificações na esquina da Rua D. Pedro II com a Rua Cidade de Toledo.

Em 1941, vê-se neste postal a frente do novo prédio da Prefeitura (inaugurado em 26/1/1939), tendo aos fundos (já na Rua Augusto Severo) as instalações do Colégio do Carmo (à esquerda) e da mais antiga loja de comércio de Santos, a Ferreira de Souza.

A praça Mauá, tendo à esquerda a confluência com a Rua General Câmara, possivelmente na década de 1930.

vista da praça Mauá em 1929 com o ponto final dos bondes 2 e 15, com reboque, ainda antes da construção do prédio da Prefeitura.

Praça Mauá, em cartão-postal com foto de J. Marques Pereira, enviado de Santos para a França em julho de 1907. Note-se as árvores, o traje das pessoas e, no centro da imagem, um interessante bebedouro público, devidamente iluminado.

Foto mostrando os bondes com tração animal e detalhes da Matriz (que seria demolida até 1908).

O trecho final da AV. Ana Costa, visto desde a Praça da Independência, no final da década de 1920.

Praça da independência em 1952.

O Cine Atlântico, em 1939, entre a então Rua Marechal Deodoro (à esquerda) e a Avenida Ana Costa.

Foto de 1931, tirada de alguma janela do Hotel Parque Balneário, ainda se vê o antigo casario da praça e da Avenida Ana Costa.

vista da torre da Catedral em direção ao bairro do Valongo, no início da década de 1930, tendo em primeiro plano parte da Praça José Bonifácio e a esquina com a Avenida Senador Feijó.

Em foto tirada do Morro do Pacheco, a área central de Santos em abril de 1900, vista na direção do bairro paquetá.

As igrejas do Convento do Carmo em 1865.

Vista aérea do porto de Santos em 1959.

O teatro coliseu no início do século XX.

Igreja Sagrado Coração de Jesus , demolida após a explosão do gasômetro em 1967.

Em 1910, os bondes elétricos já trafegando no trecho inicial da avenida Ana Costa, tendo ao fundo o Monte Serrat. Neste postal aquarelado à mão, que circulava em julho de 1906, vê-se a primeira edificação do Parque Balneário Hotel.

Avenidas da praia, já com os jardins formados por volta de 1940, com o bonde da linha 12 passando defronte ao bosque mantido pelo Parque Balneário Hotel. O primeiro prédio visto à direita, no outro lado da Avenida Ana Costa, é o do hotel Atlântico.

A Avenida Presidente Wilson, na década de 1940, vendo-se os hotéis Avenida, Belvedere e Atlântico. Ainda estreita, tinha um estacionamento usado pelos freqüentadores da praia, e que desapareceu por volta de 1955, quando a via foi ampliada, reduzindo-se a largura dos jardins.


A fonte nove de julho em fins da década de 1950 , no jardim da praia defronte à Av. Ana Costa, e à direita o prédio atual do hotel Atlântico, existindo ainda o prédio do hotel Bandeirantes e já descaracterizada a fachada do hotel Belvedere, erguendo-se na esquina com a Rua Marcílio Dias o hotel Avenida Palace.

Avenida Ana Costa, vista da praça independência em direção à Praça das Bandeiras, na praia do Gonzaga.

4 comentários:

Unknown disse...

Nossa!, foi bem interessante ver a ana costa antigamente, e é impressionante como as casas desapareceram , para ficar os prédios..., e o bonde na praia, muito legal as fotos, deu até vontade de voltar no tempo e ver como era aquela época.

Parabéns pelo site.

Anônimo disse...

nota 10

Anônimo disse...

Minha querida Santos... sempre foi linda !!!

N Santos disse...

Embora longe de Santos por muitos anos, a saudade bate forte.
Obrigado pelo presente do site e das fotos.
Um único senão, a Praça da Independência em 1952 ainda era arborizada nas laterais, portanto, esta foto deve ser de alguns anos após.
Parabéns!
Abraços, N. Santos